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HIP-HOP
(uma cultura
importada)
O hip hop ?uma cultura art?tica que iniciou-se durante a d?ada de
1970 nas ?eas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas
da cidade de Nova Iorque.Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador
oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip
hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita do grafite. Outros elementos
incluem a moda hip hop e as g?ias.
Desde quando emergiu primeiramente no South Bronx, a cultura hip hop se
espalhou por todo o mundo. No momento em que o hip hop surgiu, a base
concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas r?micas para pausas
"loop" (pequenos trechos de m?ica com ?fase em repeti?es)[5] em dois
turntables, que atualmente ?referido como sampling. Posteriormente, foi
acompanhada pelo rap, identificado como um estilo musical de ritmo e poesia,
com uma t?nica vocal diferente para utilizar dos efeitos dos DJs.Junto com
isto surgiram formas diferentes de dan?s improvisadas, como a breakdance, o
popping e o locking.
A rela?o entre o grafite e a cultura hip hop surgiu quando novas formas de
pintura foram sendo realizadas em ?eas onde a pr?ica dos outros tr?
pilares do hip hop eram frequentes, com uma forte sobreposi?o entre
escritores de grafite e de quem praticava os outros elementos.
O termo "hip" ?usado no Ingl? vern?ulo afro-americano (AAVE) desde 1898,
onde significa algo atual, que est?acontecendo no momento; e "hop"
refere-se ao movimento de dan?. Keith "Cowboy" Wiggins e Grandmaster Flash
s? creditados com a primeira aplica?o do termo hip hop, em 1978, ao mesmo
tempo que Flash provocava um amigo que acabava de ingressar ao Ex?cito dos
Estados Unidos, proferindo as palavras "hip/hop/hip/hop", imitando a
cad?cia r?mica dos soldados.[8] Mais tarde, Cowboy classificou a cad?cia
uma das atividades para um MC fazer no palco. Como os grupos frequentemente
eram compostos por um DJ e um rapper, os artistas foram chamados de
"hip-hoppers". O nome originalmente foi concebido como um sinal de
desrespeito, mas logo veio a identificar-se com esta nova forma de m?ica e
cultura.
As can?es "Rapper's Delight", do grupo Sugarhill Gang e "Superrappin'", de
Grandmaster Flash foram lan?das em 1979 e obtiveram um alto sucesso.
Dois anos depois, Lovebug Starski, DJ do Bronx, lan?u um
single intitulado "The Positive Life", com refer?cias a rappers. Ent?, DJ
Hollywood utilizou o termo para se referir a um novo estilo de m?ica,
chamado rap. O pioneiro do hip hop Afrika Bambaataa reconhece Starski como a
primeira pessoa a utilizar o termo "hip hop", para se referir ?esta
cultura.
O hip-hop emergiu em meados da d?ada de 1970 nos
sub?bios negros e latinos de Nova Iorque. Estes sub?bios, verdadeiros
guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza,
viol?cia, racismo, tr?ico de drogas, car?cia de infra-estrutura e de
educa?o, entre outros. Os jovens encontravam na rua o ?ico espa? de
lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se
confrontavam de maneira violenta na luta pelo dom?io territorial. As
gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das pr?rias periferias
- quem fazia parte de algumas das gangues, ou quem estava de fora, sempre
conhecia os territ?ios e as regras impostas por elas,devendo segui-las
rigidamente.
Esses bairros eram essencialmente habitados por imigrantes do Caribe, vindos
principalmente da Jamaica. Por l?existiam festas de rua com equipamentos
sonoros ou carros de som muito possantes chamados de Sound System (carros
equipados com equipamentos de som, parecidos com trios el?ricos). Os Sound
System foram levados para o Bronx, um dos bairros de Nova Iorque de maioria
negra, pelo DJ Kool Herc, que com doze anos migrou para os Estados Unidos
com sua fam?ia. Foi Herc quem introduziu o Toast (modo de cantar com
levadas bem fraseadas e rimas bem feitas, muitas vezes bem politizadas e
outras banais e sexuais, cantadas em cima de reggae instrumental), que daria
origem ao rap.
Neste contexto, nasciam diferentes manifesta?es art?ticas de rua, formas
pr?rias, dos jovens ligados ?uele movimento, de se fazer m?ica, dan?,
poesia e pintura. Os DJs Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash,
GrandWizard Theodore, GrandMixer DST (hoje DXT), Holywood e Pete Jones,
entre outros, observaram e participaram destas express?s de rua, e
come?ram a organizar festas nas quais estas manifesta?es tinham espa? -
assim nasceram as Block Parties.
As gangues foram encontrando naquelas novas formas de arte uma maneira de
canalizar a viol?cia em que viviam submersas, e passaram a frequentar as
festas e dan?r break, competir com passos de dan? e n? mais com armas.
Essa foi a proposta de Afrika Bambaataa, considerado hoje o padrinho da
cultura hip-hop, o idealizador da jun?o dos elementos, criador do termo
hip-hop e por anos tido como "master of records" (mestre dos discos), por
sua vasta cole?o de discos de vinil.
DJ Hollywood foi um DJ de grande import?cia para o movimento. Apesar de
tocar ritmos mais pop como a discoteca, foi o primeiro a introduzir em suas
festas MCs que animavam com rimas e frases que deram in?io ao rap. Os MCs
passaram a fazer discursos rimados sobre a comunidade, ?festa e outros
aspectos da vida cotidiana. Taki 183, o grande mestre do Pixo, fez uma
revolu?o em Nova Iorque ao lan?r suas "Tags" (assinaturas) por toda
cidade, sendo noticiado at?no New York Times ??oca. Depois dele vieram
Blade, Zephyr, Seen, Dondi, Futura 2000, Lady Pink, Phase 2, entre outros.
Em 12 de novembro de 1973 foi criada a primeira organiza?o que tinha em
seus interesses o hip hop, cuja sede estava situada no bairro do Bronx. A
Zulu Nation tem como objetivo acabar com os v?ios problemas dos jovens dos
sub?bios, especialmente a viol?cia. Come?ram a organizar "batalhas" n?
violentas entre gangues com um objetivo pacificador. As batalhas consistiam
em uma competi?o art?tica.
Entre as diferentes manifesta?es art?ticas do movimento hip hop, a m?ica
se insere como papel primordial para in?eras varia?es existentes em nossos
dias. Al? dos DJs, MCs, das mixagens e do Rap, a bateria eletr?ica e os
sintetizadores complementaram o ?bito das discotecas. Tudo come?u quando
Afrika Bambaataa resolveu criar uma batida base para suas m?icas
inspirando-se num ?bum do grupo musical criador do estilo techno,
Kraftwerk. O sucesso foi de imediato com a m?ica "Planet Rock", fazendo de
sua batida eletr?ica a mais copiada para composi?o de muitas outras
m?icas. Surgia o eletrofunk, que por sua vez derivou-se em muitos outros
estilos, como por exemplo, o miami bass e o freestyle. A origem e as ra?es
da cultura Hip-Hop est? contidas no sul do Bronx em Nova Iorque (EUA). A
id?a b?ica desta cultura era e ainda ? haver uma disputa com
criatividade. N? com armas; uma batalha de diferentes (e melhores) estilos,
para transformar a viol?cia insensata em energia positiva.
O ber? do hip hop brasileiro ?S? Paulo, onde surgiu com for? nos
anos 1980, dos tradicionais encontros na rua 24 de Maio e no Metr?S?
Bento, de onde sa?am muitos artistas reconhecidos como Tha?e, DJ Hum,
Styllo Selvagem, Regi? Abissal, Nill (Verbo Pesado), S?gio Riky, Defh
Paul, Mc Jack, Racionais MC's, Doctor MC's, Shary Laine, M.T. Bronks, Rappin
Hood, entre outros.
Atualmente existem diversos grupos que representam a cultura hip hop no
pa?, como Df Zulu Breakers (Brasilia-DF), Movimento Enraizados, MHHOB, Zulu
Nation Brasil, Casa de Cultura Hip Hop, Posse Hausa (S? Bernardo do Campo),
Hip Hop Mulher, FNMH2, Na?o Hip Hop Brasil, Associa?o de Hip Hop de Bauru,
Cedeca, Cufa (Central ?ica das Favelas). A principal premia?o do hip hop
no pa? ?o Pr?io Hut?, em cerim?ia realizada todo ano. ?organizado pelo
Hut? e ?considerado o maior da Am?ica Latina.
Segundo Alejandro Frigerio, a principal caracter?tica das artes negras ?
seu car?er multidimensional, denso. A performance mistura, em n?eis
sucessivos, g?eros que para a cultura ocidental seriam diferentes e
separados (m?icas, poesia, dan?, pintura). A interpreta?o, a fus? de
todos esses elementos que faz dela uma forma art?tica que n? seria
equivalente ?soma dos elementos separados. Para compreender a
multidimensionalidade da performance, ?necess?io faz?lo em seu contexto
social. Fora deste contexto social, somente se compreenderiam alguns dos
elementos, mas n? s?como um conjunto de dan?, m?ica, poesia e artes
pl?ticas, sen? como uma performance inserida num contexto social, neste
caso marginal, cheio de problemas sociais, educacionais e de exclus?
social. Este contexto social ?o que d?sentido ?performance.
O di?ogo entre a performance e a real? e o car?er criativo da
performance. "O contraponto com um interlocutor tamb? leva ambas
performance a maiores e melhores desempenhos". O estilo pessoal ?de grande
import?cia na performance porque as caracter?ticas pr?rias de cada
performance acrescentam as possibilidades de inova?o e de cria?o de novos
estilos. "Espera-se que o performance n? s?seja competente, mas que tamb?
possua um estilo pr?rio, o que pode ser observado na cultura negra urbana
contempor?ea, por exemplo, em todos os aspectos do hip-hop". O estilo
pessoal se valoriza em situa?es de representa?o, mas n? ?importante em
todos os aspectos da vida cotidiana (est?ica, comprimento, fala etc).
Operador de discos, que faz bases e colagens r?micas sobre as quais se
articulam os outros elementos, hoje o DJ ?considerado um m?ico, ap? a
introdu?o dos scratches de GradMixer DST na can?o "Rock it" de Herbie
Hancock, que representa um incremento da composi?o e n? somente um efeito.
O breakbeat ?a cria?o de uma batida em cima de composi?es j?existentes,
uma esp?ie de loop. Seu criador DJ Kool Herc desenvolveu esta t?nica
possibilitando B.Boys a dan?rem e MCs a cantarem. O Beat-Juggling j??a
cria?o de composi?es as pelos DJ nos toca-discos, com discos e can?es
diferentes. H?diversos tipos de DJs: o DJ de grupo, de
baile/festas/anivers?ios/eventos em geral e o DJ de competi?o. Este por
sua vez, faz da t?nica e criatividade, os elementos ess?cias para
despertar e prender a aten?o do p?lico. Um DJ de competi?o ?um DJ que
desenvolve e realiza apresenta?es contendo scratchs, batidas e at?frases
recortadas de diferentes discos (samples). Esses DJs competem entre si
usando todo e qualquer trecho musical de um vinil.
[editar] Rap
O rap ?um ritmo de m?ica parecido com o hip hop, que engloba
principalmente rimas, e ?um dos seis pilares da cultura hip hop. A tradu?o
literal de rap ?Rhythm and Poetry, ou seja, uma poesia feita atrav? de
rimas, geralmente feitas em uma velocidade superior ?do hip hop, tendo como
exemplo o grupo The Last Poets. O rap na maioria das vezes ?feito sem
acompanhamento de nenhum instrumento, ou simplesmente um DJ mixer.
O termo beatbox (que, a partir do ingl?, significa literalmente caixa de
batida) refere-se a percuss? vocal do hip-hop. Consiste na arte em
reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Tamb? envolve
o canto, imita?o vocal de efeitos de DJs, simula?o de cornetas, cordas e
outros instrumentos musicais, al? de outros efeitos sonoros. Muitos autores
consideram o rapper norte-americano Doug E. Fresh como o grande pioneiro
dessa arte. Por?, pesquisas recentes apontam para o compositor, m?ico e
cantor brasileiro Marcos Valle como inventor da beatbox. Em 1973 Valle
gravou para seu LP "Previs? do tempo" a faixa "Mentira", na qual ele emula
uma bateria com sua voz e dessa forma executa um padr? r?mico e uma
virada. Numa entrevista de 2008 para o pesquisador acad?ico Alexei
Michailowsky, Valle revelou grande surpresa ao saber que era um dos
pioneiros da beatbox. Relembrando a grava?o da faixa, ele afirmou que a
ideia surgiu ao acaso como uma mera experi?cia, lhe agradou e foi
incorporada ?grava?o final.
Mestre de Cerim?ia ?o porta-voz que relata, atrav? de articula?es de
rimas, os problemas, car?cias e experi?cias em geral dos guetos. N? s?
descreve, mas tamb? lan? mensagens de alerta e orienta?o. O MC tem como
principal fun?o animar uma festa e contribuir com as pessoas para se
divertirem. Muitos MCs no in?io do hip-hop davam recados, mandavam cantadas
e simplesmente animavam as festas com algumas rimas. O primeiro MC foi Coke
La Rock, MC que animava as festas de Kool Herc. No Brasil os primeiros
rimadores foram Jair Rodrigues, Gabriel o pensador e grupos como Balinhas do
Rap, Tha?e e DJ Hum, Racionais Mcs. Um MC ?aquele que atrav? de suas
rimas mostra as varias formas de reivindica?o, ang?tias e injusti?s com
as classes sociais mais desfavorecidas, mostrando o poder da transforma?o.
Break Dance (B-boying, Popping e Locking), por conven?o, chama-se todas
essas dan?s de Break Dance. Apesar de terem a mesma origem, s? de lugares
distintos e por isso apresentam influ?cias das mais variadas. Desde o
in?io da d?ada de 1960, quando a onda de m?ica negra assolou os Estados
Unidos, a popula?o das grandes cidades sentia uma maior proximidade com
estes artistas, principalmente por sua maneira verdadeira de demonstrar a
alma em suas can?es. As gangues da ?oca usavam o break para disputar
territ?io, a gangue que se destacava melhor era a que comandava o
territ?io.A dan? ?inspirada nos movimentos da guerra.
Express? pl?tica, o grafite representa desenhos, apelidos ou mensagens
sobre qualquer assunto, feitas com spray, rolinho e pincel em muros ou
paredes. Sendo considerado por muitos uma forma de arte, diferente do
"picho", que t? outra fun?o de apenas deixar sua marca, o grafite ?usado
por muitos como forma de express? e den?cia.
A dan? hip hop inclui uma grande variedade de estilos, nomeadamente
breaking, locking, popping, e krumping. Breaking, locking e popping foram
desenvolvidos na d?ada de 1970 por negros e Latino-americanos. O krumping
surgiu na d?ada de 1990, em comunidades Afro-americanas, em Los Angeles. O
que separa a dan? do hip hop de outras formas de dan? s? os movimentos de
improvisa?o (freestyle) e que os dan?rinos de hip-hop frequentemente
envolvem-se em disputas nas competi?es de dan?. Sess?s de Freestyle e
disputas geralmente s? realizadas numa cipher, um espa? de dan? circular
que se forma naturalmente uma vez que a dan? come?.
A moda do hip hop ?um estilo de se vestir de origem afro-americana,
caribenha e latina, que teve origem no bairro The 5 Boroughs, em Nova
Iorque, e mais tarde influenciou em cenas do hip hop em Los Angeles,
Galesburg, Brooklyn, Chicago, Filad?fia, Detroit, Porto Rico, entre outros.
Cada cidade contribuiu com v?ios elementos para o seu estilo geral visto
hoje no mundo inteiro.
Geralmente, as roupas utilizadas no hip hop s? largas, para que os
movimentos fiquem maiores, dando mais efeito visual para a dan?. Tamb? s?
utilizados bon?, muitas vezes virados para tr? ou de lado. Na maioria das
vezes, as roupas s? vistosas. |